domingo, 15 de abril de 2012

THE BORGIAS 2X02: PAOLO


"Amor proibido, liberado a noite, quando tudo em volta é você e eu. Nossas atitudes derrubam paredes, que impedem o contato entre a nobreza e o plebeu.¹" Afinal existe paixão mais intensa do que o amor proibido entre dois seres, aquilo que você não pode ter mais almeja mais do que sua vida? Diante de uma Roma decadente, presa na miséria onde alguns falcões eliminam milhares de pombos ainda há chances para o amor prevalecer, mesmo que seja por uma única noite brindemos o amor.


Um episódio apaixonante, como o próprio nome sugere a trama foi em Paolo o amante de Lucrécia. O plebeu chega a Roma com a intenção de conhecer seu filho e rever Lucrécia, diante de todo amor verdadeiro tem sempre as tentações, nesse caso as cortesãs que tentaram desviar Paolo de sua busca, porém quando o amor é verdadeiro nada nos desvia do caminho. 


Como em um conto de fadas uma moeda em um poço, um pedido, foi suficiente para aproximar Paolo e Lucrécia novamente, porém diante dos olhares invejosos de seu irmão Juan, revoltado com o fato de ter que escolher para si uma das esposas indicada por seu pai o Papa, do outro lado seu outro irmão Cesare resolve ajuda-la a ter pelo menos uma noite ao lado de seu amor, para os esperançosos e crente no amor a cena foi uma das melhores, porém os mais realistas já previam um final trágico para os amantes. Dito e feito, mesmo com toda a intervenção de Cesare e Micheleto, Juan conseguiu capturar Paolo e enforca-lo, porém algo que o inocente plebeu já parecia estar preparado quando decidiu se aventurar por Roma em busca de seu amor. Algo que ficou bastante confuso foi o envolvimento de Cesare e Micheleto, algo deixou a entender que apesar de ajudarem Lucrécia os dois também tiveram uma parcela de culpa na morte de Paolo.

O papa Rodrigo Borgia também viveu sua noite de amor, ou melhor, de prazer quando Giulia levou para sua cama uma outra amante, sim o Papa agora além de ter amantes também desfruta dos prazeres de um ménage à trois, cortesia de sua amante para continuar exercendo seu controle sobre o Papa, controle este que só aumentou com a posição lhe dada de controladora de todo dinheiro direcionado aos pobres, decisão está tomada depois da visita noturna de Rodrigo Borgia aos cidadãos romanos, quando pode presenciar lado a lado toda a miséria e decadência que havia tomando conta das ruas de Roma, templos que outrora serviam para reverenciar aos deuses ocupados de plebeus sem tetos, isso sem contar da infestação de pombos que assola toda a Roma. Para combater a pobreza Giulia Farnese, para combater os pombos alguns falcões.


Após a tentativa de envenenamento o cardeal Della Rovere se recusa consumir qualquer alimento e beber qualquer liquido, sobrevivendo apenas de água da chuva, quando sugere como opção para voltar a se alimentar um mico, obrigando o primata a provar todos os seus alimentos antes dele, recuperado o cardeal retoma seu caminho quando é interceptado por dois plebeus, quando a voracidade e instinto de sobrevivência toma conta do cardeal que assassina brutalmente os dois jovens, finalizando apenas com a frase "as vezes a bondade precisa da ajuda da maldade" sábias palavras e ao que parece o cardeal causara muitos problemas ao reinado papal.

Mais um episódio perfeitinho e redondinho de The Borgias que teve como foco o amor sem deixar de lado a trama principal, nem é preciso comentar a ansiedade para o próximo episódio.

¹citação no início da review de autoria de Mauro Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário